Pular para o conteúdo principal

Varanda que Encanta!



"Eu me lembro que um dia acordei de manhã e havia uma sensação de possibilidade. Sabe esse sentimento? E eu me lembro de ter pensado: Este é o início da felicidade. É aqui que ela começa. E, é claro, haverá muito mais.
Nunca me ocorreu que não era o começo. Era a felicidade. Era o momento. Aquele exato momento."
(Virginia Woolf)

Algumas varandas no apartamento pediam uma transformação.
A churrasqueira de uma das varandas nunca fora utilizada e, por isso, foi completamente reformada. Mesmo assim ela permanece alí, sob um tipo novo de jardim vertical que acolheu suculentas em vasinhos coloridos e alegres.





DEPOIS:

Além das espécies suculentas, algumas hortaliças foram introduzidas neste projeto: Manjericão, hortelã, alecrim, pimentas, orégano, tomilho, cebolinha e salsinha.



As arandelas em cerâmica com pintura deram mais charme ao revestimento de bambu tratado com madeira de demolição.




Do lado oposto ao da churrasqueira, uma parede de vidro em formato circular, deixava a parede aparecendo e isso não contribuia para uma cantinho charmoso onde pudesse existir uma mesinha e cadeiras para um simples bate papo, uma leitura, um café.
A solução foi também revestir com bambu parte da parede de vidro para esconder a alvenaria existente por trás dele e assim compor um pequeno jardim com a mesma informação da churrasqueira ( bambu tratado)




O piso da varanda ganhou caminho em deck de cumarú e pedriscos com seixos entre os vasos, os móveis em fibra sintética e uma vegetação agradável aos olhos.




O garden seat em porcelana chinesa ganhou espaço no jardim, com a mesma linguagem da bica da fonte da varanda, pois é do mesmo material.


A pequena fonte fica entre duas kaysukas cujo desenho forma um arco.







Na outra varanda, decks grandes formaram os espaços living para dispôr poltronas, garden seats, aparador, etc.
Durante a montagem:


Depois de pronto:











Utilizei a madeira de demolição em vários jardins verticais pelas varandas, o que garantiu um aspecto natural e totalmente aconchegante, uma vez que a madeira aproxima, aquece...


Uma variedade grande de espécies vegetais garantem sucesso absoluto de audiência e frequência nas varandas. Dentre as que mais se destacam : ficus torcidos, jabuticabeira, camélia, bambu mossô torto, Pata-de-Elefante, bromélias, buxinhos, azaleas... begônias, columneas, aspargus, chifre-de-veado, petúnias, onze horas arrasam dentre as pendentes. Gerânios e mini-cambarás alegram com suas flores de colorido intenso.








Instalei irrigação automatizada nos jardins dessas varandas para facilitar a vida dos moradores. A irrigação através de gotejamento programada para regar duas vezes ao dia garante a vida das espécies mesmo que os moradores saiam de férias, se ausentem ou esqueçam de regar em tempo oportuno. Somente as suculentas e orquídeas nao recebem irrigação automatizada pois não necessitam de tanta água como as demais.


Comentários

  1. Como sempre um show, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Lindo projeto e, como sempre, lindamente executado! Percebe-se a dedicacão e o carinho que voce dedica a cada cantinho!! Parabéns, Ivani e Proprietários!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa, cheia de de boas energias... parabéns!

    ResponderExcluir
  4. José Antonio Bailhão21:31

    Passo horas observando cada detalhes dos projetos da Ivani, sua sensibilidade é única, e personalidade ímpar! Parabéns Ivani, que sua inspiração se multiplique a cada dia!

    ResponderExcluir
  5. Adoro seu trabalho Ivani!!!! A cada novo projeto um novo espetáculo de graciosidade e competência. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gislei! Mande uma mensagem in box no face! Bjooooo

      Excluir
    2. Amo seu trabalho!
      Td de muito bom gosto!!!
      Vasos, materiais diferenciados!
      Parabéns por tanta criatividade!!!!

      Excluir
  6. Incrïvel Ivani, que vontade de ficar o dia inteiro nessa varanda! Parabéns mais uma vez! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, obrigada pelo elogio, mas me explique porque voce abriu um perfil no blogger com o meu nome, por gentileza.

      Excluir
  7. Ivani, tive um prazer imenso em conhecer seu trabalho,tudo muito lindo, feito com competência e muita criatividade,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Seu trabalho é de uma perfeição e bom gosto indiscutível. A combinação das plantas, juntamente com os móveis e adornos são de uma beleza enorme. Você consegue tornar, qualquer ambiente, em um lugar onde sempre haverá conforto, tranquilidade e aconchego.
    Parabéns, mais uma vez!
    Bjos e que Deus esteja sempre iluminando o seu caminho!

    ResponderExcluir
  9. Cyntia Salles22:28

    Lindíssimo projeto!!! Adoro a forma como utiliza a textura na composição... os detalhes dos seixos diversos me encantou!!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo22:55

    Parabéns mais um espaço com teu carinho e amor que ficou um show.
    Parabéns aos moradores por poderem curtir este local.
    Vera Barsotti

    ResponderExcluir
  11. Já vi outros espaços seus. São fantásticos, Essa varanda é um espetáculo. Adoro bambus, madeiras e pedras. Isso faz a maior diferença ao conjugar com plantas.

    ResponderExcluir
  12. Show de bom gosto ,muitas idéias que podemos aproveitar .Maravilha mesmo , Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Seu Blog está lindíssimo, querida. Vc é uma pessoa iluminada. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  14. Tudo de muito bom gosto,aconchegante e percebe-se o amor em cada detalhe.Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Eugenia Zampol00:15

    Detalhes lindos que formam jardins maravilhosos! Já estou pensando em outros cantinhos de minha casa que poderão ganhar vida com seu trabalho! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Em cada canto uma surpresa sempre agradável! Como sempre um deslumbre!

    ResponderExcluir
  17. Uau... Fiquei impressionada com a delicadeza do projeto. Parabéns! !!!

    ResponderExcluir
  18. Ivani, parabéns pelo seu trabalho!! A gente percebe em cada foto, a sua alegria, criatividade e amor na arte de transformar o ambiente em um cantinho especial...aconchegante e gostoso de se ficar. Que muitas varandas passem por suas mãos. Beijo

    ResponderExcluir
  19. Neusicleia08:16

    Oi Ivani...........

    Quanto talento e sensibilidade,se é que estas palavras podem traduzir sentimentos que me vem....realmente vc ama seu trabalho !! Parabéns..........^_^

    ResponderExcluir
  20. Tudo muito lindo,perfeito.

    ResponderExcluir
  21. Como sempre abençoando esse espaço com seus trabalhos divinos.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo10:30

    lindos, sou sua fã.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...