Pular para o conteúdo principal

Jardim com Lago na Varanda do Apartamento

Sonhar com um jardim na varanda do apartamento é algo bonito e pode ser feito com tudo que seja relacionado à mato, verde, água, pássaros, peixes, e ainda um local onde se tenha espaço para receber e estar com amigos e parentes, além de deixar o espaço gourmet preservado mas...a varanda mede menos de 30 m2!!!

Daí, fiz um esboço onde coloquei tudo que a varanda tivesse direitoe mãos-à-obra!!!

Após a implantação do projeto paisagístico, a visão que se tem de dentro da sala do apê: lembrando que a proposta é trocar o piso original por ladrilho hidráulico, que acompanhará o beiral da pia do espaço gourmet, por isso que a contenção da área com jardim ficou elevada. A idéia é colocar o ladrilho por cima do piso original evitando quebra-quebra:

Visão que se tem do espaço gourmet da varanda. Detalhe da fita de iluminação LED vermelha no degrau do deck:

No deck que implantei, preví espaço para um banco de 3 lugares aos fundos, e seat gardens espalhados pela extensão do deck. Tudo com futtons coloridos para que as cores esquentem o ambiente e tornem o espaço mais aconchegante:




Orquídeas e um quadro com jardim vertical revestem a parede atrás da cascata o que permite maior valorização e diversificação de elementos naturais na implantação do projeto:


A ÁGUA que corre pela cascata e é tratada durante a circulação pelo lago confere limpeza, higiene, proteção contra quaisquer insetos e deixa a água cristalina. O som da água é relaxante e trás harmonia ao ambiente:

ÁGUA é VIDA! E VIDA RENOVADA!!! Alguns instantes no local e o astral fica ótimo! Daquí há um mês as carpas e kinguios virão habitar no laguinho:


O pequeno candelabro fixado no tronco torto e escultural do ficus gold oferece a possibilidade de aromatizar o ambiente com velas aromáticas, essencias diversas ou difusores de aromas. Esse artifício é bem bacana e o perfume torna o local inebriante...


Detalhe para os vasinhos ideais para as orquídeas: Ao invés de terem os furinhos comuns dos vasos de orquídeas, reparem no detalhe das pequenas flores que são esculpidas nos vasos simples, de barro:


Hortaliças sempre são bem-vindas: Manjericão, Alecrim, Orégano, Tomilho, etc... Mais aromas e sabores complementam o projeto. Pequenas placas de cerâmica e tinta de lousa dão legenda à hortinha:


O espaço é envidraçado, mas os vidros ficam abertos e convidam os pássaros da região (agaponys) para uma breve visitinha na varanda. São recepcionados com alpiste, grãos diversos e água do lago para beberem e se refrescarem, além dos frutinhos da jabuticabeira, pé de acerola e moranguinhos que habitam o espaço. Há ainda o limão - peça importante principalmente para aproveitamento nos sucos, drinks e culinária:



Adoro!

Cultivo você em mim
como a uma orquídea, à sombra.
Cultivo você em mim
desta forma delicada, às vezes, travessa.
Cultivo você em mim
com certo desamparo e silêncio.
Cultivo você e a mim
com o zelo de um jardineiro ao seu jardim.

Comentários

  1. A sua varanda ficou muito bacana. Parabéns.
    Gostaria de saber um pouco mais sobre as plantas que ficam mais próximas do vidro. Neste local é importante escolher algum tipo específico de planta, em função do calor ou radiação solar ou algo assim ou é igual a qualquer outra área deste jardim?
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...