Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Contatos: tels.11-97597-1085 e 11-95638-8861 Orlando Filho Paisagismo ou Ana Paula Secretária 11-2355-8092 ou os e-mails: ivanikubo@gmail.com - orlandofilhopaisagismo@hotmail.com SÃO PAULO / CAPITAL "Em qualquer parte da terra Um homem estará sempre plantando. Recriando a vida. Recomeçando o mundo." Sou paisagista há pouco mais de 30 anos. Amo minha profissão, a qual me dedico inteiramente. Nada é mais gratificante do que sentir que um projeto implantado tornou realidade o sonho de uma ou mais pessoas. Que despertou um "quê" de consciência ecológica e será transmitida à outras pessoas. TODOS OS TRABALHOS DESTE BLOG SÃO DE MINHA AUTORIA E DE ORLANDO FILHO ( PROJETO E EXECUÇÃO). São mais de 35 anos trabalhando juntos, com toda dedicação, carinho e amor.
Este blog é um arquivo, onde exponho alguns dos meus trabalhos com paisagismo - uma paixão, a minha vida.
Considero a minha profissão uma benção, um presente de Deus e isso me dá uma sensação muito boa, afinal, um planejamento de paisagismo nasce da necessidade de inventar um lugar onde se restaure a relação entre o espírito e a natureza
Ao criar um espaço com paisagismo, procuro aplicar movimento à ele, usando os elementos da Natureza para interagir com o ser humano que o usufrui.
By the way, adoro Literatura e utilizo trechos de poemas que me encantam pela delicadeza com que foram escritos.
Bem vindos...! Espero que gostem do meu trabalho.





É proibido copiar os artigos e IMAGENS deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal.

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que a empresa Ivani Kubo Paisagismo seja citada como fonte, remetendo para o blog da paisagista.


sexta-feira, 27 de maio de 2016

ILUMINAÇÃO DE JARDINS E VARANDAS

Sob o sol, eles brilham por si. Mas é durante a noite que jardins e varandas podem revelar suas melhores facetas.

O exercício da imaginação, creio eu, é o maior desafio do paisagista.
Exitem infinitas maneiras de usar a iluminação como forma de dar destaque e de proporcionar mais beleza ao jardim.

Abaixo, um exemplo de projeto de paisagismo interno. O efeito da sombra da iluminação cênica no teto e na parede é muito lindo:

...à meia luz com luminárias com pintura eletrostática e lâmpadas em LED PAR 20 para as plantas ganharem volume


Nas três imagens a seguir, os spots iluminam coqueiros e palmeiras e aumentam a imponência dessas espécies
Os caminhos no jardim são iluminados por balizadores:



Vários elementos podem compor a iluminação cênica num projeto de paisagismo, levando as pessoas à desfrutar de noites tropicais com lanternas, velas, luminárias marroquinas, turcas e indianas. Podemos pensar em iluminação de parede, as incríveis PAR 20/38 que iluminam de baixo pra cima num ângulo que destaca muito bem a vegetação escolhida.


Se formos além, vários objetos podem se transformar em luminárias. O tocheiro é bem bacana, mas ainda tem mais: troncos trincados podem ter iluminação interna assim como objetos cerâmicos ou a própria cabaça podem servir de luminária...

A fibra ótica também destaca pontos de água. A diversidade de cores dá mais movimento ao percurso da água em lagos, na queda e espelhos d'água

Dicas para iluminar jardins:

Espécies de pequeno porte pedem lâmpadas de potências menores, de até 50 W. Para espécies maiores, é necessário, no mínimo, o dobro disso. Nesse caso, os modelos AR111 e PAR38 são os mais indicados.





Spots iluminam com eficiência os contornos de vegetações e arbustos de até 2 m. Eles são maleáveis e podem ser direcionados às plantas. Já os espetos possuem um alcance luminoso maior e, na maioria das vezes, são empregados como sinalizadores de caminhos e entradas.

As lâmpadas de led têm o mesmo efeito das convencionais ( halógenas), com a vantagem da alta durabilidade e da economia de energia – o consumo chega a ser dez vezes menor. Contudo, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, o custo é mais elevado. Só que compensa e jaz faz um bom tempo que troquei as halógenas pelas LED.
















Um comentário: