Pular para o conteúdo principal

ILUMINAÇÃO DE JARDINS E VARANDAS

Sob o sol, eles brilham por si. Mas é durante a noite que jardins e varandas podem revelar suas melhores facetas.

O exercício da imaginação, creio eu, é o maior desafio do paisagista.
Exitem infinitas maneiras de usar a iluminação como forma de dar destaque e de proporcionar mais beleza ao jardim.

Abaixo, um exemplo de projeto de paisagismo interno. O efeito da sombra da iluminação cênica no teto e na parede é muito lindo:

...à meia luz com luminárias com pintura eletrostática e lâmpadas em LED PAR 20 para as plantas ganharem volume


Nas três imagens a seguir, os spots iluminam coqueiros e palmeiras e aumentam a imponência dessas espécies
Os caminhos no jardim são iluminados por balizadores:



Vários elementos podem compor a iluminação cênica num projeto de paisagismo, levando as pessoas à desfrutar de noites tropicais com lanternas, velas, luminárias marroquinas, turcas e indianas. Podemos pensar em iluminação de parede, as incríveis PAR 20/38 que iluminam de baixo pra cima num ângulo que destaca muito bem a vegetação escolhida.


Se formos além, vários objetos podem se transformar em luminárias. O tocheiro é bem bacana, mas ainda tem mais: troncos trincados podem ter iluminação interna assim como objetos cerâmicos ou a própria cabaça podem servir de luminária...

A fibra ótica também destaca pontos de água. A diversidade de cores dá mais movimento ao percurso da água em lagos, na queda e espelhos d'água

Dicas para iluminar jardins:

Espécies de pequeno porte pedem lâmpadas de potências menores, de até 50 W. Para espécies maiores, é necessário, no mínimo, o dobro disso. Nesse caso, os modelos AR111 e PAR38 são os mais indicados.





Spots iluminam com eficiência os contornos de vegetações e arbustos de até 2 m. Eles são maleáveis e podem ser direcionados às plantas. Já os espetos possuem um alcance luminoso maior e, na maioria das vezes, são empregados como sinalizadores de caminhos e entradas.

As lâmpadas de led têm o mesmo efeito das convencionais ( halógenas), com a vantagem da alta durabilidade e da economia de energia – o consumo chega a ser dez vezes menor. Contudo, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, o custo é mais elevado. Só que compensa e jaz faz um bom tempo que troquei as halógenas pelas LED.
















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...