Pular para o conteúdo principal

...Claro que o jardim é lindo. Por Deus, longe de mim achar que o pátio repleto de canteiros e rodeado pelo muro velho e úmido, por onde se desenham as heras, não é uma visão no mínimo bela. Na verdade, trata-se de uma paisagem sublime, enternecedora, rara, que me proporciona momentos de intensa e profunda paz. Minha aflição, portanto, não está ligada a nenhuma cisma com a formosura do lugar. Pelo contrário, pois aqui me sinto inteiramente revigorada pela brisa carregada de perfumes jovens e delicados e pelos pássaros em movimento constante e alegre. No entanto, não sei definir ao certo se esta emoção que experimento agora, enquanto caminho entre flores, não aumenta meu infortúnio.

Evidentemente, guardo a suposição apenas para mim. Deus sabe que eu não perturbaria, por qualquer vão motivo, uma anfitriã tão hospitaleira.Descendo mais à frente, passamos pela fonte que mencionara ao me convidar para a visita ao jardim.Pelo que havia descrito no dia em que solicitou meu comparecimento, não imaginei que me defrontaria com um terreno tão grandemente organizado e com tantas alamedas tão perfeitamente cultivadas.



Aliás,confesso que aceitei o chamado apenas porque algo aqui dentro me advertiu para aceitá-lo. Não fosse esse toque misterioso, essa brincadeira enigmática, juro que não aceitaria a missão de avaliar um cultivo que, ao que tudo indicava, não merecia minha apreciação. Ainda mais em que me sentia tão desanimada.Deus, essa presença que sempre esteve comigo enquanto cuidei, tratei, cultivei cada planta, cada flor, sabe o quanto gosto de jardins e quanto desejo ajudar a todos os que os cultivam. Mas, nessa idade, e depois de ter construído tantos jardins mundo afora, sinto-me cada vez mais cansada e a cada dia menos disposta a trocar minha cama maciapela visão de crisântemos, copos-de-leite, estrelas-do-norte ou de Jerusalém.Hoje quedo-me inteiramente satisfeita apenas ao divisar as jabuticabeiras no quintal, que aprecio através da janela do quarto.



Para meus olhos, que tanto se encheram de cores vida afora, as frutas negras, grudadas no caule são o bastante para proporcionar às minhas retinas exaustas um bom e merecido descanso.Deus, porém, tão amigo, sabe como tirar a gente do marasmo. E, com aquele toque sutil, me fez aceitar o convite inesperado.



E é assim que cá estou, espirrando entre os gerânios, tropicando nos canteiros e procurando convencer esta fada que me guia, de que minha aflição, de que minha tosse nervosa nada tem a ver com o jardim perfeito que me apresenta. Tem a ver apenas com a visão do amor-perfeito e humano e doce que ela me inspira: flor de pele, roçar de ramos de cabelos. E, certamente, com Deus. Para recompensar o tempo de vida que passei cuidando de suas delicadas e perfumadas criaturas, Ele me tocou para aceitar o convite. Assim, recebo humilde o presente; e entre as cores fulgurantes, tusso, tropeço e vou em frente, pela claridade perturbadora dos teus olhos, despedidas-de-verão, tardada brincadeira de Deus... ( Guttemberg Guarabyra )

Comentários

  1. Ivani

    Belissimas imagens!

    Belissimo trabalho!

    Voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. adoro seu trabalhos, e adoro Guarabyra...bjs e uma ótima semana prá vc!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...