Pular para o conteúdo principal

DICAS DE PAISAGISMO



Não há sensação melhor do que a da proximidade com a natureza, ainda mais quando essa proximidade se dá de forma a trazer também o belo, o aconchegante do natural para mais perto. Esse é o objetivo do projeto paisagístico: fazer o homem retornar às suas origens junto à terra e ao verde, valorizando-os, ao mesmo tempo em que desfruta dessa sensação ímpar de aconchego, bem-estar e prazer.


Os jardins tropicais, os jardins verticais e a utilização de recicláveis são uma tendência cada vez mais acentuada, porém aplico sempre a qualidade do produto e do trabalho acima de tudo.


10 coisas que recomendo para um projeto paisagístico bonito, prático e funcional:

VEJA A SEGUIR:

1. Criatividade. O profissional se destaca quando cria, planeja algo diferenciado, que dá toda uma personalidade ao projeto.

2. Qualidade de vida. As pessoas estão cada vez mais procurando um contato maior com o verde. Seja onde for, sempre dá para implantar um 'quê' de verde para o outro usufruir.

3. Use e abuse das varandas que as construtoras descobriram como um ótimo espaço nos apartamentos. Dá para ter varandas com espaços gourmets e mobiliários específicos em meio a um jardim maravilhoso! #ficaadica.

4. Praticidade. Aliar um belo projeto de paisagismo à praticidade que esse jardim vai oferecer é uma tendência do mundo moderno, onde as pessoas não têm quase tempo para cuidados de jardinagem.

5. O universo de espécies vegetais ornamentais é imenso. Procure plantas diferentes, que caibam nos locais que se tem para elas permanecerem. Vemos algumas plantas em todos os lugares e isso torna cansativo o projeto.

6. Cuidados Profissionais: É importante a manutenção do jardim ser feita por equipe especializada, pelo menos de 3 em 3 meses. Assim, o jardim será adubado, podado de forma correta, tratado em relação a pragas e doenças eventuais e terá uma limpeza geral.

7. Quando for adquirir uma planta, pergunte se aquela espécie que você está gostando é 'de sombra' ou 'de sol', pois se, por exemplo, você tem um espaço à sombra e pergunta: ‘Essa planta vai bem na sombra?’ já estará indicando a situação do seu local, o que pode fazer com que o vendedor confirme que a plantinha vai bem na sombra, quando na verde ela é 'de sol'. Tem muita gente que só pensa em vender e não em instruir o comprador...

8. Irrigação. Procure perceber se o seu cliente tem tempo pra cuidados quase diários com as regas de água no jardim. Em caso negativo, ofereça a irrigação automatizada, cujo custo é baixo em relação ao bem que fará às espécies do jardim, que não morrerão por falta d'água.

9. Plantas e animais de estimação convivem bem sim! O fator criatividade faz com que o bom profissional saiba separar no jardim como, por exemplo, uma cerca, o espaço de um animalzinho mais arteiro das plantinhas mais delicadas e, muitas vezes, deixar o bichano solto no jardim produzirá horas desestressantes e o bom humor fluirá nos pets e, em consequência, no proprietário do jardim. Os pets adoram um gramadinho. Pense neles também!


10. Frutíferas e hortaliças sempre são bem-vindas. Use sempre que houver possibilidade de as espécies se desenvolverem bem no espaço. Agora, se não há tempo para cuidados especiais, não erre: cactos e suculentas são a bola da vez! Não requerem cuidados especiais e não precisam de água em intensidade. E são lindos!


10 coisas que não recomendo:
1. O paisagista jamais pode esquecer de que quem vai morar no local a ser implantado um projeto de paisagismo é o cliente e não ele. Portanto, ele deve tentar sentir ao máximo aquilo que o cliente com gostaria de conviver.

2. Ao projetar um espaço, lembre-se que os elementos a serem utilizados têm de ter o máximo de qualidade possível. Se materiais reciclados forem usados, por exemplo, devem ter durabilidade, funcionalidade e beleza. Um exemplo: As garrafas pet fazem as vezes de vasinhos na parede e são utilizadas para hortas. O contato do sol, chuva, em pouco tempo, torna as garrafas pets moles, feias. E isso não é legal num projeto que deve durar bastante.


3. Nunca use a varanda como mais um cômodo cheio de móveis. Há condições de se receber visitas, ficar na varanda em torno de um belo jardim.

4. Não deixe de usar vários elementos que podem valorizar o espaço. Sempre que possível, o elemento água deve existir num projeto paisagístico. Água é vida. Vida renovada!

5. Nunca esqueça que paisagismo não é somente jardim. É um estudo arquitetônico e de designer, que vai prever além do jardim, intenções paisagísticas, como pergolados, áreas gourmets, caminhos, glass house, spas, piscina, quadras etc.. Além desses fatores estéticos, há também os fatores técnicos sem os quais o projeto fica limitado, tais como: drenagens dos espaços, iluminação, pontos de hidráulica e elétrica etc..

6. Nunca pense que o espaço é pequeno para um projeto de paisagismo. A partir de 1m² já se podem criar coisas interessantíssimas. E, quando não existe nem esse m², o jardim vertical é funcional e muito bonito.


7. Não use uma planta somente porque está ' na moda'. Tenho visto vasos enormes para comportar um Pândano, por exemplo, em corredores muito estreitos. Além de espetarem por terem folhas pontiagudas, o visual fica pesado, nada delicado.

8. O importante antes de adquirir as espécies vegetais, é ter onde plantá-las. Nunca compre uma planta sem que o vaso ou o local no jardim esteja preparado para recebê-la.

9. Não copie aquilo que achou bonito no projeto de outra pessoa, pois sempre temos que verificar as condições de adaptação do projeto no local a ser trabalhado.

10. Nunca deixe o cliente na expectativa. Na implantação de um projeto, planeje o tempo em que o deixará esperando a entrega da obra. O projeto de paisagismo, quando na fase de execução, mexe com elementos que sujam os espaços (pó, terra, lama quando chove etc.) e o menor espaço de tempo para terminar esse serviço é sempre bem-vindo.

Comentários

  1. Anônimo21:14

    Lindo mesmo, parabéns.
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, espero um dia ter pelo menos um pouco do seu trabalho na minha casa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ivani. Estou sempre por aqui admirando seus trabalhos de paisagismo. Espero algum dia poder contemplar suas obras ao vivo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:10

    Ivani: Realmente você já é uma expert no assunto, uma profissional consciente, fazendo obras maravilhosas em qualquer situação, parabens !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...