Pular para o conteúdo principal

Muito cute esse jardim...!


Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda
de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.
Adélia Prado


Na cobertura duplex, o projeto de paisagismo privilegiou o piso superior com uma área externa e um corredor interno, prolongamento do escritório.






Na parte externa, o jardim ganhou muitas frutíferas: Cambucí, jabuticaba, pitanga, carambola, kinkan, limão galego. Parreira de Uva rosada e maracujá vão fazer o fechamento visual com suas folhagens, à frente do jardim, onde estrategicamente serão conduzidas por cabo de aço fininho sob a cobertura de vidro na saída da sala para essa área.


Entre as frutíferas, as espécies ornamentais formam um conjunto harmônico e colorido: bromélias, eugênias, buxinhos, jasmim-do-cabo, lavandas, azaléas entre outras combinam com as verbenas, estrelas-do=Egito, gerânios, mini-cambará, etc... enfim, tentei colocar de-tudo-um pouco de forma que o pequeno espaço de pouco mais de 15 m2 se tornasse o jardim mais perfumado e colorido da região...!
Destaque para os vasos azuis, cuja cor experimentei várias vezes até chegar no tom que mais gostei :)




O aparelho de ginástica também ganhou espaço no jardim.


Um breeze serviu de apoio à coleção de orquídeas da moradora. No mesmo cantinho, a pequena horta fica próxima das ferramentas e bancadinha de apoio aos utensílios de jardim.




Pequenas molduras em cruzeta antiga formaram quadrinhos vivos com bromélias fireball em destaque





"Procuro uma coisa que não tem nome. Já a encontrei na água de algumas corredeiras, no topo e nas encostas de certas montanhas, nas nuvens de alguns ares, no mato fechado que guarda alguns vales. Já o encontrei vezes e vezes, só não encontrei o seu nome. Voltarei à água, ao ar, à terra; voltarei até descobrir..."


Outro espaço é coberto e é continuação do escritório. Formei um jardim de inverno qwe contou com banco de jardim, bica d'água em madeira, conjunto de mesinha e banquinhos para jogo de xadrez e vegetação indicada para esse espaço.







Fonte d'água em cuba de madeira:






O jogo de xadrez é originário da India. Esse tabuleiro e peças vieram de um Museu indiano e agora habitam o jardim que idealizei.


Comentários

  1. Olá Ivani.
    como sempre mais um trabalho lindo
    feito com dedicação e carinho.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente lindo! Um oásis para os moradores, um refúgio para os visitantes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu paisagismo,Ivani! Ficou lindo,aconchegante, rústico , colorido ...alegre e romântico!! Parabéns por mais um lindo jardim!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre nos surpreendendo. Mais um trabalho lindo, repleto de novidades e inspiração. Parabéns.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por mais um maravilhoso trabalho cheio de graça, beleza e sofisticação.
    Você como sempre, arrasou! Deus lhe ilumine sempre.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ivani, admiro muito seu trabalho.Todos seus trabalhos saos lindos e aconchegantes. Muita luz no seu caminho. beijos.

    ResponderExcluir
  7. Neusicleia07:45

    BOM DIA!!
    Vc não imagina o bem q faz em apenas apreciar estes jardins,ah Ivani como eu gostaria de ter um espaço pra isso..............enquanto ele não vem vou admirando os seus.
    Parabéns!! Todos belissimos.
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  8. Estou cada vez mais encantada com a harmonização do seu trabalho. Como você usa todos os elementos em seus trabalhos. Continue assim, parabéns amiga, show!!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:15

    Ivani parabéns. A cada trabalho voce supera a expectativa de quem vê imagino a alegria dos teus clientes. Sou tua fã!!!
    Vera Barsotti

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ivani Kubo! Vc sempre arrasando! Tá um show!!!! <3 <3 <3
    Bjssss

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Ivani Kubo! Vc sempre arrasando! Tá um show!!!! <3 <3 <3
    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Lindo Ivani !
    Espero que os donos desse jardim realmente usem o aparelho de ginástica, se estivesse no meu eu penduraria mais plantas nele rsrsrs
    O cantinho onde está o jogo de xadrex foi muito bem aproveitado, poucos teriam essa visão.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  13. Ficou lindo! Otima opção para quem tem pouco espaço, vou utilizar no nosso quintal, obrigada pela dica, muito bonito e colorido, bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei!!! Tudo muito lindo, combinações perfeitas e muito bom gosto!!! Você é demais!!! Adoro seu trabalho!!!
    Jane Faccini

    ResponderExcluir
  15. Que coisa mais linda, Ivani!
    Um verdadeiro sonho!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo21:55

    Lindo. Parabéns. Felicidade em forma de jardim. Beijos.
    Fabiola.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo lindo trabalho,meu sonho foi ser paisagista,amo tudo isso..mas não deu para fazer..mas quando vejo um trabalho tão lindo como o seu fico apaixonada..parabéns beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...