Pular para o conteúdo principal

PAISAGISMO JARDIM JAPONÊS: TEMA DO QUADRO HOJE EM CASA.COM- IVANI KUBO

Meu jardim japonês, apresentado na tv Globo, no Quadro do programa HOJE EM CASA.COM, cuja sugestão era falar do estilo japonês em Paisagismo.




Um texto bacana sobre jardim japonês que escreví há alguns anos e foi publicado em várias revistas da área:

Tenho comigo que o paisagismo no estilo japonês é uma das mais elevadas formas de arte. ''Os elementos filosóficos, religiosos e simbólicos são características marcantes, combinando pedra, água e planta de maneira simples e, ao mesmo tempo, perfeita. Cada componente tem seu lugar e apresenta uma função '‘.
 Ao caminhar por um jardim como esse, é comum ter a agradável sensação de paz e tranquilidade, pois esse estilo foi planejado ao longo de vários séculos para constituir locais serenos e que ressaltem a natureza pura, inalterada. A água, as pedras e a vegetação induzem a contemplação e meditação, assim, o homem pode entrar em contato com sua própria essência.
O modelo nipônico utiliza muito verde, expressando eternidade, mas poucas floríferas, porque, na visão dos orientais, transformam-se rapidamente e são efêmeras. De modo geral, as espécies são de fácil manutenção, necessitando de poda duas vezes ao ano. ''As cores, formas e texturas são secundárias, havendo mais ênfase ás simbologias e representatividades dos elementos ''.
As flores ficam por conta da sakura ou cerejeira-do-japão (Prunus serrulata) , azaleia (Rhododendron simsii) e camélia (Camélia japônica ) .''A primeira expressa paz cresce , há festejos no Japão . A camélia é usada antecedendo o espaço principal do jardim , pois suas pétalas caem , o que para os japoneses faz menção às cabeças decepadas dos samurais (antigos soldados da aristocracia japonesa) . Já a azaleia fica encarregada do
colorido'';  Outras plantas também são típicas  , como pinheiro-preto ou matsu (Pinus sp) , que representa a figura patriarcal da família , nandina (Nandina domética), usada do lado esquerdo da entrada denotando prosperidade , bambu (Phyllostachys spp) , sua envergadura exprime reverência e humildade , ácer-vermelho ou mumidji (Acer palmatum) , bambu-mossô (Phyllostachys pubescens ) , íris (Iris germanica) , musgo
(Selaginella sp), cavalinha (Equisetum arvense), selaginela (selaginalla umbrosa), glicínia (Wisteria sp), buxinho (Buxus sempervierens), (Juniperus sp) e bambusa (bambuza gracilis).
  A formação das áreas verdes ainda conta com a presença da água, que significa vida, onde estão acolhidas carpas (koy), que, além de serem responsáveis pelo colorido e movimento, fazem referencias à longevidade e harmonia. ''Quando não há água, ela é simbolizada por lagos secos desenhados com pedriscos ''.
As pedras são fundamentais e um marco. Elas compõem a borda do lago, são dispostas simetricamente pelo ambiente e têm definição conforme o posicionamento, podendo remeter à família, ao sistema solar, aos deuses, entre outros. Um detalhe interessante é que sempre são empregados em números ímpares, uma vez que a cultura oriental os pares são fáceis de dividir e o objetivo do jardim é o contrário, unir.
Os caminhos do jardim japonês nunca são retilíneos. As curvas sinuosas expressam o trajeto do homem durante a vida, sempre vencendo obstáculos para seguir em frente. ''Geralmente, são formados por pedras entremeados de pedriscos. Também é possível dispor bancos ao longo do percurso, desde que sejam confeccionados de materiais rústicos, como madeira e pedra '‘.
Quando o espaço permite, o lago com cascata é bem-vindo. Porém, a água deve ter movimento natural e ser cristalina, pois o objetivo é enxergar os peixes. ''Na entrada da área verde, é comum ter uma cuba (tsukubai) para lavar as mãos, significando a ' limpeza da alma ' para refletir e meditar, e um pergolado ou portal, sinônimos de boas-vindas ''.
Não é necessário conter todos os elementos representativos no ambiente, mas, com habilidades, é importante escolher aqueles que são viáveis e sejam significativos para quem desfruta do lugar.
Qualquer pessoa pode possuir um refúgio oriental, mesmo em pequenos espaços '.
(Há mais de 30 anos atuando no mercado, Ivani Kubo vem se destacando como uma das profissionais mais respeitadas na área de paisagismo.
  Ivani Kubo vem associando a técnica e estética de composição paisagística às tendências atuais do paisagismo. Nesse trabalho, a criatividade e conhecimento são fundamentais, onde a preocupação maior é a realização de jardins de extrema beleza e harmonia com a estrutura arquitetônica existente.
Preocupada com a questão ambiental, procura aliar recursos sustentáveis aos seus projetos, porém de forma racional, pois considera que o projeto uma vez implantado só precisa ser conservado e não mais refeito.
Neta de avós vindos do Japão, a paisagista se especializou em jardins japoneses, lagos, cascatas, etc, tendo predileção pelas pedras ornamentais, que, segundo ela, ‘falam’ com quem as observa.)









Comentários

  1. Pelo que li o jardim japonês não é um mero jardim, tem td um significado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Grameira Áreas Verdes uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...