Este blog é um arquivo, onde exponho alguns dos meus trabalhos com paisagismo - uma paixão, a minha vida.
Considero a minha profissão uma benção, um presente de Deus e isso me dá uma sensação muito boa, afinal, um planejamento de paisagismo nasce da necessidade de inventar um lugar onde se restaure a relação entre o espírito e a natureza
Ao criar um espaço com paisagismo, procuro aplicar movimento à ele, usando os elementos da Natureza para interagir com o ser humano que o usufrui.
By the way, adoro Literatura e utilizo trechos de poemas que me encantam pela delicadeza com que foram escritos.
Bem vindos...! Espero que gostem do meu trabalho.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Todo jardim começa com uma história de amor, mesmo que seja jardim no apartamento!


Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.
Rubem Alves

Há alguns anos eu me especializei em paisagismo de varandas e coberturas de apartamento.
Isso se deu devido a falta de verde que sentia quando meus clientes saiam de casas com jardins e iam morar em apartamento. A falta das plantas era um problema a considerar. Não se tinha idéia que, mesmo com as varandas - gourmet ou não - fosse tão importante preservarmos a qualidade de vida urbana.
Começei a estudar as espécies que poderiam se desenvolver nesses locais mais reduzidos em termos de espaço, e, pensando em aprimorar o verde contemplativo com um verde de consumo, apostei nas espécies frutíferas entre as ornamentais, bem como nas hortaliças e chás.
Esse casamento foi perfeito.
Os pais resgataram um jeito muito próximo, ou seja, dentro do apartamento, de mostrar aos filhos que se pode colher, por exemplo, morango, jabuticaba, alface e flores num mesmo jardim de apartamento.
O segredo é saber misturar as espécies usando estética aliada ao funcionamento técnico de plantio adequado.
Além dessa condição, é imprescindível destacar que fatores como o peso na varanda, a impermeabilização e drenagem da mesma estejam perfeitamente calculados quando da execução do projeto. É sempre bom recomendar um ponto de água para as regas ou irrigação automatizada e pensar na iluminação cênica desse esaço para que seja curtido durante a noite também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário